Com uma exibição francamente desinspirada, sobretudo no primeiro tempo, o Sporting cumpriu e venceu o Santa Clara na 29.ª jornada da Liga. Geny Catamo voltou a vestir a capa de herói e catapultou os leões para o topo da Liga, onde vão dormir na noite deste sábado. Açorianos foram ultrapassados pelo Vitória SC no quinto lugar.
Depois de ter perdido a liderança do campeonato na segunda-feira, após o empate com o SC Braga, o Sporting não tinha uma missão nada fácil. A visita a um Santa Clara que tinha acabado de perder o quinto lugar para o Vitória SC e que também precisava de ganhar para continuar a sonhar com voos europeus.
A presença de Pedro Gonçalves no banco era sinal de alento para os adeptos leoninos, talvez menos por verem que o português estava sentado ao lado de Geovany Quenda, com Rui Borges novamente a optar pelo equilíbrio nas faixas: com Maxi Araújo mais ofensivo na esquerda, Fresneda foi lançado na direita, onde se esperava o internacional jovem português.
E esta ideia temerária ajuda a perceber uma primeira parte sonolenta, para dizer o mínimo. O Sporting teve mais posse de bola, mas sofreu com as investidas do Santa Clara nos contra-ataques e não soube desmontar a muralha erguida pelos açorianos, que tinha em Luís Rocha o líder e domador de Gyökeres.
Foi preciso esperar até aos 38 minutos para ver o primeiro sinal de perigo – um livre de Debast que Gabriel Batista segurou. O toca a acordar leonino que terminou a primeira parte com mais uma tentativa de Trincão e outro disparo forte de Geny Catamo a testar a atenção do guardião adversário. Pouco, muito pouco.
O segundo tempo começou sem mudanças, mas com um momento de Genyo que bastou para selar o triunfo. Fresneda recuperou a bola, endossou a Trincão que descobriu a diagonal de Catamo. Na frente com o guarda-redes, o moçambicano rematou para o fundo das redes e celebrou o quinto golo na época.
Em vantagem, o Sporting mostrou uma face diferente, animou, não recuou como tem sido apanágio e ficou perto do 0-2. Gyökeres acertou no poste após cruzamento de Fresneda, e Diomande marcou mesmo na sequência de um livre de Debast, mas estava em posição irregular.
Com o avançar da partida, o Santa Clara deixou de conseguir ameaçar, o Sporting foi crescendo na partida e teve direito a um último momento de festa antes do apito final: cinco meses depois, Pedro Gonçalves regressou aos relvados e foi recebido com uma enorme ovação.
Três pontos num jogo complicado, mas que deixa o Sporting no topo do campeonato (pelo menos esta noite), com mais um ponto que o Benfica e com a vitamina do regresso de Pedro Gonçalves. Já o Santa Clara viu-se definitivamente ultrapassado pelo Vitória SC e agora o sonho europeu está já a dois pontos.
Homem do jogo Flashscore: Geny Catamo (Sporting)